disfagia

Definição e sintomas:

A deglutição é um fenômeno natural que implica na passagem do líquido e/ou alimento, contido na boca (cavidade oral), para a faringe, esôfago e estômago.

Os segmentos tubulares do aparelho digestivo (faringe, esôfago e estômago) servem para “transferir” o alimento a ser digerido e absorvido pelo organismo.

O alimento líquido, pastoso ou sólido, é fornecido à boca, em temperatura, quantidades e características que são percebidas e consideradas adequadas ou não.

Os alimentos sólidos são mastigados e umidificados pela saliva, recebendo características adequadas para sua condução até o estômago.

Alimentos líquidos e pastosos são mais facilmente engolidos.

Disfagia representa a dificuldade de engolir.

As doenças do Sistema Nervoso são as que mais rotineiramente, causam este tipo de transtorno, contudo, diversas são as doenças que podem gerar esta alteração.

Ex.: Acidente Vascular Encefálico (AVE), frequentemente chamado de derrame é a causa mais freqüente de Disfagia.

A Disfagia pode ocasionar déficits de hidratação e nutricionais ao indivíduo, reclusa social, também comprometimentos do estado pulmonar.

Tratamento:

Depende do tipo de Disfagia e do grau de comprometimento.

Muitos profissionais estão inseridos neste tratamento: Fonoaudiólogos, Neurologistas, Pediatras, Otorrinolaringologistas, Gastroenterologistas, Pneumologistas, Cirurgiões de cabeça e pescoço, Oncologistas, Radioterapeutas, Dentistas, Nutricionistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais.

Competência do Fonoaudiólogo:

Profissional que deve realizar uma avaliação detalhada da deglutição, pedindo, quando preciso, a realização de exames complementares (Videofluoroscopia e Nasofibroscopia da deglutição).

Após avaliação clínica e complementar é possível planejar o tratamento Fonoaudiológico, que pode ser realizado pela orientação de exercícios, manobras facilitadoras e de proteção das vias respiratórias.

Procure ajuda “especializada”, sempre.

Compartilhe:

2 Respostas para “Compreendendo a Disfagia”

Adicione um comentário
  1. I’m agree with only the first comment!

Deixe uma resposta