chupeta

Seu filho(a), quando nasce, desconhece ainda objetos, dentre eles a chupeta. Após ofertá-la, o hábito em usá-la poderá se manter e assim, as possíveis chances de que no futuro, tenha problemas como: usar também a boca para respirar (por habituação), escape da língua entre os dentes (seja ao falar e/ ou ao deglutir), alteração na arcada dentária, além do “apego” à ela.

Com o intuito de acalmar seu filho (a) e controlar o choro da criança, muitos pais assumem o uso da chupeta. Ela não é necessária e geralmente, os bebês que mamam adequadamente no seio, nos primeiros dias, tem chances de recusá-la.

Nessa fase inicial, o estímulo à chupeta pode até atrapalhar o aprendizado dos movimentos de sucção do seio.

Algumas citações, mostram incidência maior de desmame nas crianças que utilizam chupeta. No entanto, à medida que o bebê cresce, suas necessidades de sucção podem ir além, das necessidades nutricionais.

O primeiro passo, para o tratamento dos problemas causados pelo uso da chupeta é a retirada definitiva do hábito.

O segundo, é procurar orientação de um ortodontista para avaliar o grau de deformidade ocasionado, para que depois, seja realizado um trabalho interdisciplinar, para corrigir tudo o que foi afetado.

A finalidade da chupeta é suprir as necessidades de sucção da criança e não, confortar a família.

Caso decida por ofertá-la, melhor que aconteça em intervalos de mamadas, quando a criança estiver agitada e procurando sugar (mas sem fome). Sempre, pelo menor tempo possível.

Alguns bebês/crianças gostam de chupeta na hora de dormir, o que não deve ser encorajado. Este fator externo, no hábito de sono, fará com que, ao despertar à noite, a criança seja incapaz de voltar a dormir sem que a chupeta, seja colocada novamente em sua boca. O ideal é colocar seu filho (a) para dormir já, sem a chupeta e reduzir ao mínimo possível seu uso, durante o dia.

Procure retirá-la até os 3 anos de idade, fase esta, de maior chance de recuperação natural, das alterações citadas.

Compartilhe:

24 Respostas para “Seu filho usa chupeta? Saiba quais os males ocasionados por este hábito”

Adicione um comentário
  1. Olá, bom dia, mesmo não sendo indicada existe algum tipo de chupeta “mais correta” ?

    • Oi Pedro!
      Realmente, o uso frequente da chupeta, por longo período, assim como pôr o dedo na boca (realizando sucção), prejudica muito, a postura adequada da língua, o posicionamento dos dentes futuros, o fechamento da boca (oclusão labial), entre outros.
      Sua pergunta é interessante, pois muitos pais decidem por ofertar a chupeta, também, quando observam a tendência da criança de introduzir o dedo, na boca. Neste caso é sempre sugerido, precocemente, a tentativa da substituição do dedo, pelo uso da “chupeta ortodôntica”, do tamanho adequado para a idade de seu filho(a).
      Este tipo de chupeta, diferentemente da convencional, é anatômica e por isso, se molda de forma mais correta na boca. Tanto a chupeta, quanto o bico da mamadeira devem ser renovados frequentemente, para que não se deforme o material e por motivos de higiene. Procure retirá-la da rotina da criança até, no máximo os 3 anos, evitando que a mesma, tenha suas estruturas orais alteradas.
      Importante, “não lembrar” a criança de seu uso, como por exemplo, tê-la presa na roupa.
      Estarei, em breve, postando mais, sobre este tema, em meu site. À disposição.
      Fga. Tatyane.

    • Always the best content from these pdorgiious writers.

  2. Olá Pedro Carlos! Existe sim uma chupeta mais indicada que é a chupeta ortodôntica que causa menos danos às estruturas bucais, porém existe um período de até 3 anos de idade para o uso, pois pode causar uma má oclusão chamada MORDIDA ABERTA, que, se não removida esta chupeta, mesmo sendo ortodôntica, após os 3 anos de idade pode causar e perpetuar esta má oclusão na idade adulta, havendo a necessidade de correções ortopédicas. Às vezes até correções cirúrgicas se esta mordida aberta se tornar esquelética (alterações ósseas não corrigidas por meio de aparelhos). Mas claro, outros fatores existem, como causas hereditárias. Por isto sempre é bom prevenir, e caso a mordida aberta se instale é imprescindível a remoção da chupeta antes dos 3 anos de idade, pois a auto correção é quase sempre instantânea. Espero que tenha sido claro.

  3. A respeito das “soluções caseiras” que a Drª diz não fazer efeito, o que pode me dizer do chá de romã ? é coisa bem antiga que minha avó me dava quando eu estava rouco e com a garganta irritada.
    Gostaria de parabeniza-la pelo site e respostas bem claras e elucidativas.

    • Boa noite Márcio Oliveira!
      Para dor de garganta ou inflamações na boca, a romã vem a ser a sugestão mais “famosa”! Tende a melhorar as aftas bucais e as inflamações de garganta. O ideal para esta finalidade seria um chá, com as flores da romãzeira, mas nem sempre são encontradas; contudo, as folhas também servem.
      Nas farmácias de homeopatia já comercializam sprays de romã.
      Lembrando que é importante buscar tratamento (adequado), para qualquer desconforto e/ou irritação. O profissional capacitado poderá direcioná-lo, com eficiência.
      Continue enviando suas dúvidas e acessando o site.
      Atenciosamente, Fga. TATYANE.

  4. maria do carmo avo da lara

    Responder

    31 de maio de 2011

    taty a lara pode usar a chupeta ortodóntica ( mordida aberta)???

  5. Your blog has the exact blog post as another source but i much like your improved.

  6. I discovered a lot of fascinating stuff in your website specifically its dialogue. In the a lot of comments in your content articles, I suppose I am not the only one having all of the pleasure right here! maintain the nice work.

  7. For a nice and reading your entries through my morning holiday, and that i will likely need to admit all of the article has long been very enlightening and intensely well crafted.

    • Thank you! Continue browsing the site

      • Oi mari, particularmente eu nao gtosei dessa chuPeta porque ela fica enorme e marca o rostinho do bb, e parece q bb fica desconforte1vel , mas ela eh muito pratica. Gabriel sf3 usa a chupeta da MAN q o bico eh reto, aqui em Ane1polis nao eh muito fe1cil encontra-le1 mas com certeza vc deve encontrar por aed e paguei R$ 15,00. Aproveitei q fui para EUA e comprei varias e se quiser testar com a Marie pra ver se ela gosta da pepeta Rsrsrs. Quanto eu saio com o Gabriel levo 2 chupetas de reserva pra qualquer coisa.

Deixe uma resposta