picole

Geralmente, o indivíduo não repara racionalmente o que come.

Aí, diante do estresse diário, muitos acabam buscando compensação no alimento, comendo de forma descontrolada e discriminada. Também, dietas “estranhas” e modismos alimentares podem expor sua voz, negativamente.

Nosso organismo precisa basicamente de micronutrientes, macronutrientes e água.

Os micronutrientes são: vitaminas e os sais minerais. Os macronutrientes são: gorduras, proteínas e os carboidratos, já a água, além de um componente primário do organismo é essencial para a vida.

Indica-se, a ingestão diária de pelo menos 2 litros de água, o que equivale a 8 (oito) copos. Observa-se uma hidratação falha, se a garganta e boca estiverem secas, a urina escura e a saliva viscosa.

Importante a consulta ao Nutricionista, para que se permita, aprender a combinar os alimentos.

A produção vocal é um processo de alto gasto energético, portanto vindo a usá-la de maneira intensa e profissionalmente, sugere-se o consumo de proteínas.

Alimentos muito apimentados e “pesados” desaceleram a digestão e dificultam a movimentação livre do músculo diafragma, valioso para a respiração. O processo digestivo entra em ação e, então, a função vocal fica prejudicada.

Ressalto que, excesso de condimentos, favorece o refluxo gastro esofágico- vilão para uma boa voz.

Frutas, verduras e alimentos “leves” bem mastigados, além dos nutrientes adequados, também relaxam a musculatura da língua, da mandíbula e da faringe, favorecendo a dicção e “transmitindo” leveza ao corpo.

Sugiro, que evite leite e/ou derivados, “antes” do uso da voz, em excesso, principalmente pessoas com predisposição a alterações vocais. Posto que induz à produção de pigarro, aumentam a secreção do muco no trato vocal, comprometendo a ressonância. Também, bebidas gasosas, contribuem para flatulência (dissensão gástrica ou intestinal por gases).

Reforço que, pastilhas, balas e sprays locais podem atenuar sensações ruins, durante a emissão da voz, contudo, acabam camuflando a dor/desconforto do esforço vocal, desfavorecendo ainda mais, as mucosas.

Bebidas e alimentos muito gelados causam uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais, devido ao choque térmico. Segure por alguns segundos por ex.: o sorvete, na boca, antes de ser deglutido, amenizando assim a brusca mudança interna de temperatura.

Lembre-se: hidratação é essencial para uma boa voz. Melhor pedida: beba ÁGUA.

Compartilhe:

1 Resposta para “Alimentação x Voz”

Adicione um comentário
  1. Gilce Elene Branquinho Auad

    Responder

    18 de maio de 2016

    Foi de grande valia este artigo! Parabéns.

Deixe uma resposta