pigarro

Profissionais da Voz estão sujeitos ao pigarro, pela exposição ao abuso vocal e principalmente, fumantes.

Sugere-se procurar um Otorrinolaringologista para descartar qualquer manifestação mais grave, levando-se em consideração que pode estar associado ao Câncer de Laringe.

Na grande maioria dos casos, o pigarro é um sinal indicativo de alguma inflamação na Faringe ou Laringe.

Nas irritações “leves”, como no abuso vocal, prefira os alimentos adstringentes (maçã, banana, feijão, etc) e tome muita água (temperatura ambiente).

Pastilhas não “vencem” verdadeiramente o pigarro, apenas “aliviam” momentâneamente.

  • Cuidado com o pó de giz, mofo, poeira e ar condicionado que são altamente comprometedores, causando ressecamento e irritações das vias aéreas, o que favorece a alteração vocal.

  • Pigarrear e tossir são hábitos comuns, na intenção de “limpar” a garganta e “ter” a voz de volta (pela sensação de alívio do sintoma da pressão, na garganta); por outro lado, as condições da Laringe ficam sempre piores.

  • Pondere: falar alto é abusivo para voz. O barulho ambiente geralmente faz com que o indivíduo, venha  a falar com mais intensidade, do que realmente precisa, com a proposta que se sobressaia e seja ouvido. Aproxime-se mais, de quem deseja falar, use artifícios como: cortinas, salas de fundo da casa/escritório, microfones… É possível não exagerar no volume de sua voz.
  • Nos quadros de resfriados e gripes evite chupar pastilhas e falar susssurrando. Estas não são medidas adequadas. Poupe sua voz, durante o quadro gripal. Falar com sussurro, exige força exagerada nas PPVVs. Fale com menor intensidade, mas com som. Pastilhas- anestesiam o trato vocal, porém são soluções paliativas que “parecem” melhorar a voz. O indivíduo perde o controle dos movimentos em geral, causando o abuso das PPVVs.

Busque um Fonoaudiólogo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta