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Pode ser Transtorno de Linguagem.

O que são os Transtornos de Linguagem?

Entende-se por Transtornos de Linguagem os quadros que apresentam desvios nos padrões normais de aquisição da linguagem, desde suas etapas iniciais. Entretanto, crianças “normais” variam amplamente na idade, na qual iniciam a aquisição da linguagem falada e no ritmo, no qual as habilidades de linguagem se tornam firmemente estabelecidas.

Existem diferentes tipos de Transtornos de Linguagem, embora seja freqüente a presença de comorbidades, tanto entre si, como entre transtornos psicológicos. Sendo assim, muitas crianças que apresentam atrasos na aquisição da linguagem, possuem dificuldades de leitura e escrita, e também problemas nos relacionamentos interpessoais, que levam respectivamente, a um rendimento escolar deficiente e a possíveis transtornos da esfera emocional e de comportamento.

Embora a criança que apresente algum quadro de Transtorno de Linguagem seja capaz de se comunicar melhor em situações que lhe seja cômodas/familiares, o comprometimento da linguagem existe, em qualquer situação.

Quais são as causas?

As etiologias das alterações da linguagem e da fala podem envolver aspectos genéticos, degenerativos, lesionais, ambientais e/ou emocionais. Alguns autores classificam os transtornos com base em dois tipos de fatores, que podem alterar e incidir desfavoravelmente na evolução da comunicação e da linguagem: fatores orgânicos, sejam eles genéticos, neurológicos ou anatômicos e fatores emocionais. Entretanto, outros autores consideram que a diferenciação entre os transtornos de etiologia orgânica e psicológica podem resultar mais útil no adulto, embora ambos os tipos de fatores devam ser considerados de forma integrada. Na criança essa diferenciação está ultrapassada, já que o efeito de qualquer fator orgânico ou psicológico tem repercussões sobre o conjunto de processos de ordem psicológica, que constituem a aquisição e o desenvolvimento da linguagem.

Tipos de Transtornos de Linguagem

Os transtornos que interferem na comunicação do indivíduo, podem estar relacionados à fala, à linguagem, à audição ou à voz.

Dislalia

Normalmente, até os 6 anos de idade, a maioria dos sons da fala já está adquirida. A dislalia ou transtorno específico de articulação da fala ocorre quando a aquisição dos sons da fala pela criança está atrasada ou desviada, levando a:

  • Má articulação e conseqüente dificuldade para que os outros a entendam;
  • Omissões, distorções ou substituições dos sons da fala;
  • Inconsistência na co-ocorrência de sons (isto é, a criança pode produzir fonemas corretamente em algumas posições nas palavras, mas não em outras).

A gravidade do distúrbio articulatório varia de pouco ou nenhum efeito sobre a inteligibilidade da fala até uma fala completamente ininteligível, embora mesmo nestes casos, as pessoas da família compreendam o que a criança quer expressar.

Existem vários fatores etiológicos, além dos aspectos que favorecem indiretamente a existência e manutenção da alteração, como:

  • Permanência de esquemas de articulação infantis;
  • Déficit na discriminação auditiva;
  • Déficit na orientação do ato motor da língua.

Alterações na respiração, inadequação da mastigação e deglutição, hábitos orais inadequados (uso prolongado da chupeta e mamadeira, onicofagia e sucção de dedo), podem causar prejuízos anatômicos e funcionais no sistema orofacial da criança, alterando os movimentos adequados e necessários para a produção correta dos fonemas.

Diversas classificações são encontradas para o distúrbio articulatório, entretanto, a classificação abaixo é bastante esclarecedora:

Dislalias fonológicas: os mecanismos de conceitualização dos sons e as relações entre significantes e significados estão afetados, os sons não se organizam em sistemas e não existe uma forma apropriada de usá-los, em um contexto;

Dislalias fonéticas: determinadas por processos fisiológicos, de realização articulatória, com traços característicos de incoordenação motora e/ou insensibilidade orgânica.

Existem alterações articulatórias nos casos de disartrias, entretanto estas, são ocasionadas por danos cerebrais.

Disfemia A disfemia é conhecida pela dificuldade em manter a fluência da expressão verbal, é um transtorno de fluência da palavra, que se caracteriza por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca. O tipo mais comum de disfemia é a gagueira, também chamada de tartamudez.

A tartamudez se caracteriza pela interrupção da fluência verbal, por meio de repetições ou prolongamento dos sons, sílabas ou palavras. Freqüentemente, ela vem acompanhada de movimentos corporais, como balançar os braços e as mãos, piscar os olhos ou tremor labial, na tentativa de superar o bloqueio da fala. Observa-se que a freqüência e a intensidade da gagueira estão associadas ao estado emocional do indivíduo.

Muitas crianças apresentam uma disfluência, também chamada gagueira fisiológica, entre os dois e cinco anos de idade, o que é considerado normal, visto que, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem se dão de forma intensa, nesse período. A criança apresenta uma fala vacilante, repetições de vocábulos, semelhantes ao gaguejar, mas assim como a disfluência aparece, com o desenvolvimento da criança, ela cessa. Recomenda-se não chamar a atenção da criança a respeito desse comportamento, não corrigí-la ou completar frases/palavras, por ela. Nessa fase, pais e professores necessitam paciência e a espera para que a criança possa voltar a falar, com ritmo normal. A procura por um tratamento só deve ser feita se a disfluência permanecer após essa fase.

Não se reconhece uma etiologia única para a gagueira, e as formas terapêuticas e abordagens de tratamento são variadas, visando em alguns casos uma melhor adaptação social e emocional, passando pelo enfrentamento de situações de exposição verbal, pela diminuição da ansiedade e o aumento da auto-estima.

Afasia

As afasias compreendem os transtornos de linguagem causados por uma lesão cerebral, ocorrida após a aquisição total da linguagem ou durante seu processo. Existem diferentes tipo de afasias, porém elas são definidas de acordo com o local lesionado.

Independente do local da lesão, a afasia é vista como um transtorno de linguagem, no qual existe uma perda parcial ou total da capacidade de expressão dos pensamentos, por sinais e da compreensão dos mesmos. Assim, entende-se que a afasia é a incapacidade de compreender a palavra falada, de leitura e escrita, embora essas últimas se apresentem em graus variáveis.

Disfonias

Embora não estejam incluídas nos transtornos de linguagem, as disfonias implicam as alterações na qualidade da voz ou em sua emissão, conseqüente de distúrbios orgânicos ou funcionais das pregas vocais ou ainda, por uma respiração incorreta. A disfonia pode se apresentar através da rouquidão, soprosidade ou aspereza da voz.

As circunstâncias afetivas/emocionais, os fatores culturais e estéticos, a idade, o sexo, as exigências e autovalorização da própria voz, são fatores que influem diretamente na avaliação da patologia da voz.

As disfonias podem ser causadas por alterações orgânicas, desarmonia ou incoordenação dos músculos respiratórios, laríngeos e das cavidades de ressonância, principalmente geradas pelo mau uso ou abuso vocal.

O otorrinolaringologista deve ser o médico que fará exames clínicos para diagnóstico juntamente com uma fonoaudióloga que atuará na reabilitação vocal.

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3 Respostas para “A criança tem difculdade de comunicação (não fala ou troca/omite/distorce as palavras)?”

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  1. Cool! That’s a celevr way of looking at it!

  2. A dislexia se faz presente no transtorno de linguagem?

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